LNB muda nome de torneio sub-21 e define sede

LDO virou LDB, e partidas finais serão no Tijuca, no Rio de Janeiro - Crédito Jaksson Zanco

LDO virou LDB, e partidas finais serão no Tijuca, no Rio de Janeiro - Crédito Jaksson Zanco

A Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), como havia sido denominado o campeonato de basquete sub-21 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), tem novo nome. A competição passa a ser chamada de Liga de Desenvolvimento do Basquete. A sede do quadrangular final, por sua vez, também foi definida: Rio de Janeiro.

A alteração da nomenclatura aconteceu por uma série de razões. Por um lado, a liga pretende evitar atritos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa de um termo relacionado aos Jogos Olímpicos. Por outro, acredita que inserir o termo "basquete" no nome traduz melhor o intuito do torneio, de fortalecer a modalidade no país.

A sede das partidas finais, o ginásio do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro, foi escolhida para que os jogos sejam transmitidos em TV fechada pela Sportv. Também houve manifestações do BMG, principal parceiro da iniciativa, para que os últimos jogos fossem realizados na cidade carioca, por haver interesse comercial nessa região.

O poder de escolha do BMG, na verdade, já era previsto desde a concepção da competição sub-21, quando era chamada de LDO. Agora, o banco mineiro elencou as cidades que tinha como preferenciais, e a LNB, atrás de transmissão na televisão, presença de torcida e qualidade de ginásio, optou por levar a LDB para o Tijuca.

Outro evento que já tem sede confirmada é o Jogo das Estrelas, a ser realizado entre 9 e 10 de março de 2012. Franca irá receber a festividade mais uma vez, pois já foi anfitriã da terceira edição da iniciativa, feita no início de 2011. O contrato ainda não foi assinado pelas partes, mas já há acordo apalavrado entre LNB e prefeitura de Franca.