A Copa do Mundo de 2010 aproximou o Botafogo do mercado internacional. Mais especificamente, o novo foco do clube carioca é o Uruguai. Pensando nisso, a equipe lançou neste fim de semana uma camisa oficial celeste, cor da seleção sul-americana.
Além da cor da camisa do Uruguai, o produto tem nas costas o número 13, usado pelo atacante Loco Abreu na seleção e no Botafogo, e o nome do jogador acompanhado pelo apelido. Na Copa do Mundo, o uniforme dele tem apenas o sobrenome.
Contratado pelo Botafogo no início de 2010, Abreu recebeu a camisa 13 do clube carioca das mãos de Zagallo, ídolo histórico da equipe e apaixonado pelo número. Em poucos meses, o jogador se transformou em um dos grandes ídolos alvinegros.
Na decisão da Taça Rio, segundo turno do Estadual do Rio de Janeiro, foi de Abreu o gol que assegurou o título antecipado ao Botafogo. O time alvinegro já havia conquistado a metade inicial e garantiu a taça ao bater o Flamengo. O centroavante cobrou pênalti com “cavadinha” e definiu a vitória por 2 a 1.
Abreu repetiu a “cavadinha” na Copa do Mundo. Na decisão por pênaltis entre Uruguai e Gana, coube a ele fazer a última cobrança. Ele tocou leve na bola, na direção do meio do gol, e classificou os sul-americanos para as semifinais.
A queda do Brasil nas quartas de final e a presença de Abreu no Uruguai aproximaram o país da torcida do Botafogo. Por conta disso, a camisa celeste deve ser apenas a primeira iniciativa da equipe para ganhar mercado no país vizinho. Nos próximos meses, novos produtos com o nome do atacante e as cores da seleção semifinalista da Copa do Mundo devem ser lançados pelo clube carioca.