Atlético Paranaense e Coritiba anunciaram na última quinta-feira a criação de uma loja conjunta em um shopping de São José dos Pinhais, cidade da Grande Curitiba. E devem divulgar, nos próximos meses, novas ações que envolvam as marcas dos dois clubes.
As diretorias conversam sobre possibilidades de lucro mútuo envolvendo o uso das imagens de Atlético Paranaense e Coritiba. Ainda não existe nada estruturado nesse sentido, mas a ideia é que negociações conjuntas podem viabilizar um faturamento maior e evitar desgastes com marcas interessadas em se associar às duas equipes.
Além disso, a aproximação entre os dois clubes tornaria mais fácil a conversa com empresas que temem a rejeição de patrocinar apenas uma das equipes. Os modelos vislumbrado pelos adversários paranaenses são as negociações conjuntas de Grêmio e Internacional e o G4, grupo formado pelas diretorias de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para alavancar receitas de todos.
Nesse sentido, a loja de São José dos Pinhais servirá até como teste. Se o espaço tiver resultados positivos, existe a chance de que o modelo de venda em conjunto seja replicado em outras praças.
A loja foi criada por um terceiro que não possuía histórico de ligação com nenhum dos clubes. Entre as vantagens do aparato conjunto está o fato de o aluguel no shopping ser um só, o que aumenta a chance de lucro da operação.
A loja é dividida ao meio, com produtos do Atlético Paranaense de um lado e artefatos do Coritiba de outro. A comunicação visual do espaço também é repartida de acordo com as coleções expostas.