Notícias sobre corte de custos para megaeventos esportivos são raridades no Brasil, que receberá Copa do Mundo e Jogos Olímpicos nos próximos anos. Mas para a Inglaterra, isso não tem sido nenhum absurdo. Londres, que se reformula para receber a Olimpíada de 2012, deve cortar 29 milhões de libras no seu orçamento.
O governo inglês e os organizadores dos jogos olímpicos confirmaram que a queda deverá ser concretizada graças à diminuição de custos nas construções e nos prédios que receberão os jogos.
Esses cortes de custos são provenientes de detalhes das construções de estádios e ginásios. Um exemplo está no estádio olímpico, que terá 80 mil cadeiras para receber os jogos. Uma estrutura de plástico, com função mais estética do que prática, será eliminada do projeto.
Não se trata, no entanto, de mudanças na estrutura da cidade. Londres tem feito reformas na infraestrutura da cidade, como ampliação de linhas do metrô e reformulação da zona onde ficarão as instalações olímpicas. Nessas obras, o custo deve ultrapassar a marca dos 9 bilhões de libras.