Os Jogos Olímpicos de Londres representam a consolidação da parceria entre empresas de diferentes segmentos de atuação para o desenvolvimento de produtos para os atletas. Nas águas, nas pistas ou nos campos, os atletas que disputam a competição vestem, muitas vezes, artigos que são frutos da parceria entre fabricantes de material esportivo e companhias de outros segmentos.
Na maratona, por exemplo, os tênis calçados pelos atletas patrocinadas pela Adidas são feitos com a borracha da fabricante de pneus Continental. Desde 2010 que as duas empresas, que são de origem alemã, tem uma parceria para desenvolver o solado dos tênis.
“Esse material desenvolvido pela Continental assegura melhor aderência no seco e também no molhado. Quando o Patrick Makau quebrou o recorde mundial da maratona (em setembro de 2011), eles nos disse que conseguia sentir o tênis colado ao chão nas curvas, e isso o ajudava a forçar mais o ritmo e ser mais veloz”, afirmou Andrew Barr, gerente de produtos de corridas da Adidas.
A empresa também desenvolveu, em conjunto com empresas espaciais, o Adizero SP, feito para as provas de atletismo de pista, como os 100 e 200m rasos disputados por Yohan Blake.
“Ele levou 34 meses para ser feito. Queríamos fazer o tênis mais leve para um corredor de pista. Ele tem 99 g. A caixa dele é duas vezes mais pesada. Nós fomos a empresas espaciais para buscar os produtos para fazer as travas da sapatilha. São os mesmos produtos usados nos aneis que sustentam o avião”, disse Barr.
A parceria entre empresas de diferentes segmentos também começa a impulsionar produtos para consumidores que são atletas amadores. A Nike, por exemplo, desenvolveu com a Apple o sistema Nike+, que faz com que os dados de uma corrida de um atleta sejam passados diretamente para o telefone celular.
A Adidas, por sua vez, criou o sistema MiCoach, que segue o mesmo princípio. O projeto, aliás, cresceu, com uma parceria com a Major League Soccer. Nela, todos os atletas usam um chip na camisa que mede o desempenho dele durante um jogo.
“Não queremos que os benefícios sejam apenas para o atleta, mas que também passem para os consumidores. Nós achamos que o futuro é o meio digital prover serviços para que as pessoas pratiquem mais atividade física, tenham uma ajuda no treino e gostem mais de esporte”.
*O repórter viaja a convite da Adidas