O nome da Lotus ainda é alvo de grande polêmica para a próxima temporada da Fórmula 1. Anteriormente chamada de Lotus Racing, a equipe assumiu a marca Team Lotus, usada pelo icônico time criado na década de 1950, mas o grupo Proton diz ser detentor do uso comercial da nomenclatura em qualquer segmento automotivo. Em meio a essa discussão, diretores da escuderia resolveram vincular também as cores dos carros ao passado.
Em 2011, os bólidos da Lotus voltarão a ser pretos e terão detalhes dourados. O desenho é o mesmo usado por Emerson Fittipaldi em 1972, ano em que o brasileiro venceu seu primeiro de dois títulos na Fórmula 1.
A Lotus chegou a abandonar o padrão de cores em 1980, mas retomou no ano seguinte e permaneceu com o preto e dourado até 1986. Nesta temporada, no retorno da equipe à Fórmula 1, os carros foram pintados de verde, com detalhes em amarelo.
Até o momento, contudo, a padronização de cores é a única coisa definida sobre o layout dos carros da Lotus para a próxima temporada. A ideia da equipe é promover uma votação para que o público escolha o padrão visual dos carros.