A crise financeira global derrubou o lucro da Adidas no primeiro semestre de 2009. Em balanço anunciado nesta quarta-feira, a fabricante alemã revelou uma queda de 95% em seu benefício líquido, totalizando 13 milhões de euros. Durante o mesmo período em 2008, a companhia registrou lucro de 116 milhões de euros. O faturamento baixou a 2,4 bilhões de euros, 2,5% em relação ao exercício anterior. No entanto, os números superaram a expectativa do mercado, que previam perda de mais 2,2 milhões de euros no segundo trimestre. Segundo especialistas da UniCredit, o desempenho acima do esperado nos três últimos meses tem como fundamento um incremento maior do que o previsto nas vendas e o bom desenvolvimento da marca Taylor Made in Europe, de propriedade da empresa. ?Acreditamos que o pior já passou?, disse Herbert Hainer, presidente da Adidas, destacando que ainda não sabe quando a crise será completamente superada. A fabricante alemã acrescentou que espera uma queda das vendas de 1% a 5% no conjunto do ano. Nesse setor, a América Latina foi a única a se manter nos mesmos patamares dos anos anteriores.