Em evento marcado por uma defesa da viabilidade econômica da iniciativa, o comitê organizador da candidatura de Madri ao posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2020 apresentou nesta semana o logotipo oficial do projeto. No entanto, não foram os custos que geraram furor em torno do evento. O anúncio foi cercado por grande polêmica, e isso se deve à marca.
O desenho aprovado pelo comitê olímpico espanhol e pelos responsáveis pela candidatura de Madri é uma representação da “Puerta de Alcalá”, tradicional ponto turístico da capital espanhola, mas em uma versão colorida.
A marca foi concebida pelo estudante Luis Peiret, que venceu um concurso cultural. O desenho foi posteriormente alterado pelo comitê espanhol, e foram essas mudanças que causaram tantas críticas.
Peiret desenvolveu um logotipo, por exemplo, que tinha as cores dos anéis olímpicos (amarelo, vermelho, azul, verde e preto). Na versão final, contudo, a última dessas cores foi substituída por rosa.
O desenho que venceu o concurso também tinha um M20 para simbolizar o projeto, mas a sigla foi cortada ao meio na versão final. A marca apresentada nesta semana causa uma confusão com o símbolo, que pode ser interpretado como 20020.
“Eu venci o concurso com uma ideia, não com o logo. Sabia que um estúdio ia redesenhar”, disse Peiret à agência “EFE”.
A versão final do logotipo gerou uma série de montagens pejorativas em redes sociais. A peça deu margem até a uma versão com Havaianas, sandálias brasileiras que também são vendidas na Espanha.
Madri disputa com Baku, Doha, Istambul, Roma e Tóquio o posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2020. As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 25 de fevereiro deste ano, e a eleição acontecerá em setembro de 2013.