Uma das justificativas mais frequentes para o futebol espanhol adotar venda individual de direitos de mídia é que Barcelona e Real Madrid têm muito mais apelo do que outras equipes que disputam a liga nacional. Nesta semana, uma pesquisa realizada pela consultoria SPORT+MARKT mostrou que a Inglaterra, a despeito de adotar um modelo coletivo de negociação, vive situação similar.
Segundo o estudo, o Manchester United é responsável por 51,8% da audiência global do campeonato inglês de futebol (Premier League). No entanto, os jogos do certame são comercializados de forma coletiva. A divisão de dinheiro entre os clubes leva em consideração uma série de fatores, como o desempenho esportivo.
Na temporada 2010∕2011, a Premier League atraiu audiência global de 4,7 bilhões de pessoas. Foram 380 jogos exibidos ao redor do globo, o que representa uma média de 12,3 milhões de TVs ligadas a cada partida.
Ainda de acordo com o levantamento, 3,9 bilhões de pessoas viram jogos em casa. Outras 777 milhões preferiram ambientes como pubs, bares e clubes.
Os jogos do Manchester United tiveram uma audiência global acumulada de 2.424 pessoas. Isso representa uma média de 64 milhões de espectadores por partida.
A Premier League receberá 1,347 bilhão de libras (R$ 3,761 bilhões) nos próximos três anos pela venda de direitos de mídia fora do Reino Unido. Localmente, o campeonato gera algo em torno de 667,7 milhões de libras (R$ 1,864 bilhão) por ano.