O Manchester United está prestes a fazer história. De acordo com a imprensa britânica, o clube deve anunciar em breve a contratação de Collette Roche para ser sua nova diretora ou chefe executiva de operações (COO). Se a informação se confirmar, ela será a primeira mulher a ocupar um cargo tão alto da hierarquia operacional em toda a história do clube.
Roche deverá ficar encarregada das instalações, do estádio da equipe, o Old Trafford, da parte de emissão de ingressos e também da administração do clube no dia a dia.
Segundo a emissora BBC, a executiva será a primeira dos Red Devils e a quinta mulher da Premier League em um papel de diretoria. As outras quatro são Karren Brady (vice-presidente do West Ham), Marina Granovskaia (diretora do Chelsea), Susan Whelan (CEO do Leicester City) e Denise Barrett-Baxendale (vice-presidente executiva do Everton).
No caso específico do Manchester United, há uma mulher diretora, Darcie Glazer, mas ela trabalha de forma não executiva.
Aos 43 anos, Collette Roche é atualmente a CEO do Manchester Airports Group, que possui três aeroportos britânicos (East Midlands, Manchester Airport e London Stansted Airport). Ela ainda é diretora não executiva da rede de lanchonetes JW Lees e membro do conselho de administração do Northern Powerhouse, projeto proposto e presidido pelo ex-chanceler George Osbourne para impulsionar o crescimento econômico em Manchester, Liverpool, Leeds, Sheffield, Hull e Newcastle.
No passado, Roche teve passagens por multinacionais como Ford Motor Company, Siemens e United Utilities. Em todas, chegou a ocupar cargos seniores.
A notícia da contratação chega após o anúncio do Manchester United de que se inscreveu para ingressar um time de futebol feminino na Superliga Feminina 2 (WSL2), a segunda divisão do futebol feminino na Inglaterra, a partir da próxima temporada.