Com um triunfo por 2 a 1 sobre o Palmeiras no último domingo, no estádio olímpico João Havelange, o Botafogo selou sua permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O resultado também deu segurança à gestão do clube para 2010, ano em que a equipe não precisará fazer um corte drástico em suas receitas. ?Embora a segunda divisão tenha evoluído muito nos últimos anos, até com a presença de outros grandes clubes, a Série A é uma grande vitrine. Você perde visibilidade quando é rebaixado, e quanto a isso não tem jeito: o mercado pune. Portanto, nós evitamos uma perda de receita com o resultado?, explicou Ségio Landau, diretor-executivo do clube carioca. A projeção de Landau baseia-se no corte de receita que o Botafogo sofreria no montante que recebe da TV caso fosse rebaixado. Além disso, a equipe alvinegra teria mais dificuldade para renovar patrocínios e encontrar novos parceiros se estivesse na segunda divisão do Brasileiro. ?A história mostrou que algumas torcidas se mobilizaram quando os times foram rebaixados e ajudaram demais, mas é inegável que o mercado sente essa mudança de situação?, confirmou o dirigente. O contrato do Botafogo com a Liquigás, patrocinadora exclusiva do uniforme do clube, terminará no fim deste ano. As duas diretorias já conversam sobre a assinatura de um novo vínculo para a próxima temporada, mas a situação ainda não foi definida. Além da manutenção dos aportes atuais, o Botafogo acredita que a manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro pode servir como gancho para aumentar suas receitas em 2010. A diretoria pretende incrementar o elenco com ao menos um jogador que tenha perfil de estrela, que sirva como atração para ações de marketing e para levar a torcida ao estádio. ?A permanência nos deu uma capacidade muito maior de planejar o próximo ano. Teremos receitas novas, vamos manter o patamar atual e poderemos ousar um pouco mais. Quando digo isso, não falo em gastar mais, mas em encontrar um parceiro que gaste por nós?, afirmou Maurício Assumpção, presidente do Botafogo.