Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Maratona de Manaus quer ser a mais sustentável do mundo

Prova terá terceira edição em 22 de novembro; inscrições já estão abertas

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 11/02/2020, às 07h21 - Atualizado às 10h21

Imagem Maratona de Manaus quer ser a mais sustentável do mundo

A terceira edição da Maratona Internacional de Manaus (AM) já está com as inscrições abertas. Marcada para 22 de novembro, a prova contará mais uma vez com ações socioambientais e tem como principal objetivo ser reconhecida como a maratona mais sustentável do mundo.

Além dos 42.195K, distância oficial da maratona, a edição de 2020 terá as opções dos 10K, dos 21K (meia maratona) e também dois desafios inéditos: 10K + 42K ou 21K + 42K. Nos desafios, o atleta correrá a prova menor no dia anterior (21 de novembro) e a maratona no dia seguinte (22 de novembro).

Para atrair outros tipos de público, o evento ainda terá a Maratoninha, que será realizada no dia 21 de novembro em um percurso de 100 metros para crianças entre 1 e 12 anos. Além disso, os organizadores também apostam no turismo para alavancar a própria prova e também a cidade, já que a corrida será no feriado que envolve o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O Teatro Amazonas é uma das atrações que poderão ser vistas durante o percurso da prova (Foto: Reprodução)

"O mundo hoje está com os olhos voltados à Amazônia por sua importância ambiental. A Maratona de Manaus é uma ótima oportunidade para quem gosta de aliar a corrida ao turismo. Além de conhecer um pouco da história da cidade durante o percurso, os corredores e seus acompanhantes podem aproveitar para estender a viagem e fazer passeios ecológicos como o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, um safári amazônico ou visitar comunidades ribeirinhas", destacou James de Araújo Lima Jr., CEO da To Goal Sports, organizadora do evento.

A prova ainda contará com a Expo Amazonas Running, nos dias 20 e 21 de novembro, com a participação de empresas de saúde, materiais e serviços esportivos, assim como praça de alimentação, palestras para corredores e estandes com artesanato regional e opções turísticas para quem quiser conhecer mais a região.

Vale ressaltar ainda que, desde a sua primeira edição, em 2018, a Maratona Internacional de Manaus vem desenvolvendo ações socioambientais com o objetivo de ser reconhecida como a maratona mais sustentável do mundo. Algumas das ações serão a doação de mudas e plantas nativas para os atletas participantes durante a Expo; a utilização de 500 lixeiras e sacos de lixo produzidos com materiais reciclados; e reaproveitamento de mais de 30 mil garrafas plásticas pet (que não podem ser recicladas) na produção de cones sinalizadores de percurso.

No ano passado, a prova recebeu mais de 2 mil atletas. Neste ano, a ideia é bater esse número. As inscrições para a Maratona de Manaus já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link. No primeiro lote, os preços variam entre R$ 55 e R$ 220.