Mais de 50 mil pessoas de 130 países correndo pelas ruas da cidade mais midiática do mundo. Os números da Maratona de Nova York são mais do que expressivos. A prova, marcada para o próximo domingo, irá gerar um impacto econômico de US$ 415 milhões entre turismo, hotelaria, alimentação e outros gastos na cidade.
Além desse valor, o evento esportivo arrecadará outros US$ 22,2 milhões em impostos para a Big Apple.
“A maratona tanto é atrativa para a cidade, quanto gera atividades para a comunidade empresarial. Dos provedores locais a restaurantes e hotéis, milhares de corredores e seus convidados experimentam o melhor de Nova York a cada ano”, disse o conselheiro delegado da prova, Michael Capiraso.
O executivo destaca ainda que a imagem da cidade fica marcada nas campanhas dos patrocinadores para o evento. Airbnb, Asics, United, Tag Heuer e ESPN disseminam os pontos turísticos de Nova York para o mundo, gerando um ganho “involuntário” de marca.
“A maratona é mais do que uma corrida, é uma longa tradição de Nova York, uma ocasião de festa para famílias, amigos e visitantes que se unem em uma celebração. O apoio é um grande motor econômico para nossos negócios locais, hotéis e restaurantes”, completou o prefeito da cidade, Bill de Blasio.
A maratona tem o patrocínio da Tata Consultancy Services (TCS), que passou a dar nome ao evento. O acordo é válido por oito edições e culminou na criação de um aplicativo para que os participantes possam seguir a corrida em todos os seus detalhes. Os termos econômicos do contrato não foram divulgados.