O nadador norte-americano Michael Phelps adicionou mais uma marca à extensa lista de empresas que o patrocinam. Maior estrela da delegação dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o atleta fechou contrato com a Procter & Gamble para ser embaixador da marca Head & Shoulders.
O contrato faz parte de um projeto da Head & Shoulders para aumentar sua associação ao esporte. A marca é protagonista de um contrato assinado entre a P&G e a liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB), e em fevereiro deste ano havia assinado contrato com o jogador Joe Mauer, que representa o Minnesota Twins no torneio.
A Head & Shoulders é uma marca de xampus e produtos masculinos. Por isso, tem dividido espaço com a Gillette em contratos assinados pela P&G – a Gillette foi a empresa escolhida pelo grupo, por exemplo, para a associação com a liga profissional de futebol americano (NFL).
No caso de Phelps, o nadador será o grande nome da comunicação mundial da Head & Shoulders. Valores do negócio não foram revelados, mas o norte-americano não fecha negócios para ceder sua imagem por menos de US$ 1 milhão.
Phelps já tinha contratos com Speedo, Under Armour, Hilton, 505 Games, HP, Subway, Omega, Pure Sport, Visa e Masters Spas. Segundo o “Sport’s Business Journal”, o nadador também será parte do plano de comunicação da P&G para os Jogos Olímpicos, evento que terá patrocínio do grupo até 2020.
A P&G patrocina o Comitê Olímpico dos Estados Unidos desde 2009. No ano passado, assinou um contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para incluir até 32 marcas em um projeto de comunicação de dez anos para os Jogos Olímpicos. A Head & Shoulders é uma dessas linhas atreladas ao evento.