Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Na Indonésia, marca instrui que camisa deve ser lavada por mulheres

Comentário sexista foi estampado em camisa de time de futebol local e gerou polêmica um dia após o Dia da Mulher

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 10/03/2015, às 12h09

Imagem Na Indonésia, marca instrui que camisa deve ser lavada por mulheres

Etiqueta de camisa da Salvo, com comentário sexista

Apenas um dia após a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a fornecedora de material esportivo Salvo Sports ganhou atenção da mídia por causa de um comentário sexista postado na etiqueta de suas camisas. Nas instruções para lavar a camisa utilizada pela equipe de futebol Pausmania Borneo, que disputa a Super Liga da Indonésia, a empresa avisa: “Dê essa camisa para a sua mulher. É trabalho dela.”

Essa inscrição na etiqueta criou uma onda de reações em todo o mundo através das redes sociais. Para gerenciar a crise, a empresa se viu obrigada a responder as instruções bizarras postadas em seus produtos. Só que as explicações foram ainda piores, reforçando ainda mais os estereótipos de gênero.

“A mensagem foi dirigida aos homens, para que em vez de lavar mal a camisa eles mesmos, desse a uma mulher, já que são mais capazes”, afirmou a empresa em comunicado oficial.

“Não temos intenção de humilhar as mulheres. Ao contrário, [queremos aconselhar os homens] aprender com as mulheres como cuidar de sua roupa”, acrescentou a empresa, que não divulgou se as camisas serão recolhidas.

A resposta, longe de serenar os ânimos, contribuiu para ativar a polêmica.