Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Marcas "liberam" Champions para compensar ausência da Globo

Patrocinadores fazem ações para que fãs possam acompanhar torneio europeu

Duda Lopes - Boston (EUA) e Wagner Giannella - São Paulo (SP) Publicado em 09/04/2019, às 07h00 - Atualizado às 10h00

Imagem Marcas "liberam" Champions para compensar ausência da Globo

A temporada da Liga dos Campeões, que abre nesta terça-feira (9) sua fase de quartas de final, apresentou uma novidade para o mercado brasileiro. Pela primeira vez em mais de 15 anos, o torneio não tem transmissão de partidas na TV aberta.

A ausência de Band e Globo nos jogos do torneio levaram os patrocinadores da Liga dos Campeões a pensar em como levar os jogos da competição de clubes mais importante do mundo para mais torcedores no Brasil.

A saída encontrada por Nissan e, mais recentemente, Heineken foi de se apropriar da transmissão do torneio pela internet e tentar, assim, ampliar o acesso das pessoas aos jogos.

Na última semana, a Heineken anunciou a mais recente novidade, com a chamada "Heineken TV". Trata-se de uma plataforma digital, em parceria com o Facebook e com a Turner, que exibe os jogos na televisão fechada, para transmitir o torneio de forma aberta a torcedores em alguns bares.

Foto: Divulgação

A ação começará a valer no dia 13 de abril, com a participação do ex-jogador Zé Roberto e do jornalista Mauro Beting. A ideia é criar um centro de conteúdo ao vivo para facilitar o acesso do torcedor ao torneio. Além de assistir às partidas, o espectador poderá interagir com um sistema de inteligência artificial que representará o comentarista Mauro Beting, apelidado em sua versão digital de "Mauro Bot".

A conversa será possível por meio do Messenger, sistema de mensagens do Facebook, com respostas a fatos e curiosidades da Liga dos Campeões. Além do jogo em si, a Heineken TV fará o pré e pós-evento, com diversas informações.

Em março, a Nissan já havia anunciado uma ação para facilitar o acesso do torcedor às transmissões. O Nissan Scan pede para que os torcedores tirem fotos de anúncios da marca em mídia exterior. O fã precisa, então, enviar a imagem obtida a um site criado pela empresa, após preencher um formulário de registro. Com isso, a companhia cede um código que dá direito a um mês de acesso aos jogos da Liga dos Campeões por meio da plataforma de streaming do Esporte Interativo.

A ação foi colocada em prática no ano passado, mas, para este ano, foi ampliada, com a inclusão de jogos das oitavas de final do torneio. A iniciativa reforça o plano nacional de ativação da Nissan, com o uso do torneio em publicidade divulgada em todo o país ao longo da atual temporada.

LEIA MAIS: Facebook deixa de ter Libertadores exclusiva em nove países

LEIA MAIS: Análise: O abismo que separa a América do Sul da Europa

As duas, por sinal, são as marcas que têm apostado mais forte em uma ativação do torneio europeu no Brasil. Nos últimos anos, a estratégia ganhou força com ações também da PepsiCo e da MasterCard.