A temporada da Liga dos Campeões, que abre nesta terça-feira (9) sua fase de quartas de final, apresentou uma novidade para o mercado brasileiro. Pela primeira vez em mais de 15 anos, o torneio não tem transmissão de partidas na TV aberta.
A ausência de Band e Globo nos jogos do torneio levaram os patrocinadores da Liga dos Campeões a pensar em como levar os jogos da competição de clubes mais importante do mundo para mais torcedores no Brasil.
A saída encontrada por Nissan e, mais recentemente, Heineken foi de se apropriar da transmissão do torneio pela internet e tentar, assim, ampliar o acesso das pessoas aos jogos.
Na última semana, a Heineken anunciou a mais recente novidade, com a chamada “Heineken TV”. Trata-se de uma plataforma digital, em parceria com o Facebook e com a Turner, que exibe os jogos na televisão fechada, para transmitir o torneio de forma aberta a torcedores em alguns bares.
Foto: Divulgação
A ação começará a valer no dia 13 de abril, com a participação do ex-jogador Zé Roberto e do jornalista Mauro Beting. A ideia é criar um centro de conteúdo ao vivo para facilitar o acesso do torcedor ao torneio. Além de assistir às partidas, o espectador poderá interagir com um sistema de inteligência artificial que representará o comentarista Mauro Beting, apelidado em sua versão digital de “Mauro Bot”.
A conversa será possível por meio do Messenger, sistema de mensagens do Facebook, com respostas a fatos e curiosidades da Liga dos Campeões. Além do jogo em si, a Heineken TV fará o pré e pós-evento, com diversas informações.
Em março, a Nissan já havia anunciado uma ação para facilitar o acesso do torcedor às transmissões. O Nissan Scan pede para que os torcedores tirem fotos de anúncios da marca em mídia exterior. O fã precisa, então, enviar a imagem obtida a um site criado pela empresa, após preencher um formulário de registro. Com isso, a companhia cede um código que dá direito a um mês de acesso aos jogos da Liga dos Campeões por meio da plataforma de streaming do Esporte Interativo.
A ação foi colocada em prática no ano passado, mas, para este ano, foi ampliada, com a inclusão de jogos das oitavas de final do torneio. A iniciativa reforça o plano nacional de ativação da Nissan, com o uso do torneio em publicidade divulgada em todo o país ao longo da atual temporada.
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As duas, por sinal, são as marcas que têm apostado mais forte em uma ativação do torneio europeu no Brasil. Nos últimos anos, a estratégia ganhou força com ações também da PepsiCo e da MasterCard.