As marcas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro têm usado os Jogos para apresentar o que há de melhor e mais novo em produtos. A maioria das marcas apostou em exibir artigos recém-lançados ao mercado.
A Máquina do Esporte esteve, por exemplo, na casa de ativação da Samsung em meio ao Parque Olímpico. O tour pelo local, durante cerca de meia hora, coloca o público em contato com as mais novas tecnologias da marca. Mas não há nada de outro mundo: são produtos que impressionam, mas que já estão disponíveis no mercado, como o novo fone por bluetooth ou o óculo de realidade virtual, o Gear VR.
A Visa também é um exemplo claro, com a distribuição e o incentivo de uso de novas formas de pagamento, especialmente as que envolvem o NFC, em que não é necessária a utilização de cartão na transferência.
Há até casos em que o produto ainda não entrou no mercado, como o Nissan Kicks. A marca japonesa tem investido em peso na divulgação do novo SUV da empresa, mas ele só estará disponível ao público nacional no fim do ano.
Isso não impediu a companhia de, no Parque Olímpico, ter dado o nome de Kicks em sua área de ativação. E o veículo, claro, está disponível para a curiosidade dos torcedores.
Até a Coca-Cola aproveitou os Jogos para lançamentos. Além do refrigerante verde, com menos açúcar, a empresa usou um espaço exclusivo no Parque para vender o Café Leão. A escolha para promoção do novo produto foi justamente o Rio 2016.