A próxima grande novidade do marketing do Corinthians deverá ser inicialmente invisível aos torcedores, mas preciosa ao mercado. O clube concentra o esforço do departamento no levantamento de uma base de dados dos corintianos, que deverá ser finalizado no fim deste ano.
Para fazer o serviço, uma empresa de software foi contratada, com o dever de criar um sistema que cruze os dados que o clube possui de seus torcedores e associados.
A ideia é bater as informações que o clube tem com dados do Fiel Torcedor, do site do Corinthians, das redes sociais, entre outros. Dessa maneira, o clube poderá saber, por exemplo, se quem frequenta o site oficial é Fiel Torcedor e se está nas redes sociais também.
Com isso, o clube poderá ter uma ficha mais ampla de hábitos de consumo de seus torcedores. O procedimento ajuda o marketing corintiano em duas vias. Primeiro, oferecerá a patrocinadores meios alternativos de como se chegar ao torcedor. Segundo, terá informações para conseguir novos sócio-torcedores e trabalhar melhor com eles.
Recentemente, quem mais sinalizou por um mapeamento de seus torcedores no futebol brasileiro foi o Grêmio. O clube criou o “Exército Gremista”, hoje chamado apenas de “Cadastro do Torcedor”. A ideia é dar benefícios a quem se cadastra gratuitamente no site do clube, passando dados pessoais de compras.
A ideia do clube gaúcho é saber os hábitos dos seus torcedores e conseguir oferecer o plano de sócio mais adequado para cada um. Hoje, o programa já conta com 331 mil pessoas cadastradas.