O americano Tom Fox, executivo com passagens por Gatorade, Nike e pela direção da NBA, vai ser o novo homem forte do marketing do Arsenal. A negociação foi revelada pelo ?Sports Business Journal?, e ele deve assumir o cargo em agosto deste ano. A contratação de Fox é uma aposta do Arsenal para fortalecer sua marca fora do Reino Unido. O executivo será o responsável pelo desenvolvimento de um plano de ação para gerar negócios em outras regiões do planeta nos próximos anos. Com a presença dele, o Arsenal espera acompanhar um modelo que fortaleceu seus rivais. Segundo a própria diretoria, o clube londrino não aproveita o potencial que possui para criar receitas fora de sua região. Essa expectativa é baseada em números. O Arsenal estima ter a terceira maior torcida do mundo (27 milhões de seguidores), foi eleito pela revista ?Forbes? em 2008 o terceiro clube mais valioso do planeta (atrás de Manchester United e Real Madrid) e teve média de 60 mil espectadores no estádio a cada um de seus jogos na temporada 2008/2009 (a segunda melhor da Premier League). Um aproveitamento mais incisivo desse potencial será a principal função de Fox no clube. O nome do cargo dele ainda não foi anunciado, mas o americano será o segundo na linha de comando do Arsenal, atrás apenas do CEO Ivan Gazidis. Diretor de patrocínios da NBA desde 1993, Fox assumiu em 1995 a vice-presidência e a direção geral da liga na Ásia. Dois anos depois, foi contratado pela Nike para gerir toda a ação da companhia no continente asiático. No mesmo ano, porém, voltou aos Estados Unidos e assumiu a direção de marketing da fabricante de material esportivo. Em 1999, Fox voltou a trabalhar na Gatorade, marca em que já havia trabalhado anteriormente. Assumiu a vice-presidência sênior da marca, da qual saiu para se tornar consultor da Wasserman Media Group em 2007.