O início de ano do Vasco, no futebol, assustou torcedores e dirigentes da equipe carioca. Após perder três vezes para equipes pouco expressivas do Rio de Janeiro, o clube teve o pior início de temporada da sua história. Meses depois, em junho, tem vantagem na final da Copa Kia do Brasil e lidera o Campeonato Brasileiro.
Para o marketing vascaíno, o momento vivido pelo time é o melhor desde o início da gestão de Roberto Dinamite. O presidente assumiu o clube no fim de 2008, quando foi rebaixado à segunda divisão, ascendeu ao primeiro escalão em 2009 e fez ano sem altos e baixos em 2010. Dessa vez, em 2011, tem chances reais de título nacional.
“Esse é nosso melhor momento desde que entramos, sem dúvida”, afirma Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco. Com a vitória da última quarta-feira (1º) por 1 a 0 sobre o Coritiba, no primeiro duelo da final da Copa do Brasil, o clube expande as possibilidades nos negócios. “A exposição que temos é muito grande”, completa.
Um dos exemplos de como o marketing está aproveitando a boa fase está na primeira loja oficial do Vasco, inaugurada na última terça no shopping Madureira, no Rio. Apenas no primeiro dia de vendas, o estabelecimento vendeu R$ 20 mil em produtos licenciados. Outra loja, no shopping Ilha Plaza, está prevista para o fim deste mês.
A participação da equipe nas etapas finais da Copa do Brasil também está rendendo renda adicional com patrocínios pontuais. No primeiro confronto com o Coritiba, a Tintas Iquine, empresa que já havia se relacionado com o Vasco para pintar o estádio de São Januário, decidiu inserir a própria marca na barra traseira da camisa e calção.
O valor do patrocínio não é divulgado pelo Vasco, tampouco pela empresa de tintas, mas fonte de mercado habituada com negócios ocasionais revelou à Máquina do Esporte que o aporte na equipe cruzmaltina está em torno de R$ 150 mil. Para a última partida, sobretudo pela chance de título, esse número deve aumentar.
Ainda há, por fim, outra fonte de renda que só foi possível por causa do desempenho do time vascaíno na Copa do Brasil. Após firmar parceria com a agência Esporte Viagens, o clube irá receber parte dos valores arrecadados com a venda de pacotes de viagem para Curitiba, onde será disputado o último jogo do torneio nacional.