De volta à Copa Kia do Brasil após sete anos consecutivos com participações na Copa Santander Libertadores, o marketing do São Paulo delega ao desempenho no futebol a responsabilidade de atrair o torcedor em 2011. Os resultados no campo, na visão do clube, serão determinantes para conseguir o apoio da torcida.
“O marketing diante do futebol é balela”, define o diretor de marketing do tricolor paulista, Adalberto Baptista, à Máquina do Esporte. “O marketing pode capitalizar o que há de melhor, mas não há campanha que lote estádio se o time for pífio. E não se precisa fazer nada para lotar estádio se o time vencer”, completa o dirigente.
De acordo com o diretor, as tarefas do departamento de marketing, como a venda coletiva de ingressos nas competições do primeiro semestre, atingem um universo de aproximadamente cinco mil torcedores, número considerado muito baixo para representar alguma mudança significativa. A sequência de vitórias, portanto, é fundamental.
A expectativa do clube, contudo, é que torcedores são-paulinos estejam empolgados com a participação do time no torneio nacional. “Pelo o que nós vemos em sites de relacionamento, a vontade é muito grande para que façamos um papel bonito”, conta Baptista. “Tenho visto a torcida muito ansiosa para participar da Copa do Brasil”, conclui.