Massimo Cellino não vai mais ser o dono de parte dos Leeds United. O empresário foi descartado como comprador pelos donos e diretores da Football League – segunda divisão do Campeonato Inglês de futebol – devido a problemas na Justiça italiana.
Na semana passada, Massimo Cellino foi considerado culpado por sonegação de impostos. O dono do da equipe italiana Cagliari foi condenado pela importação ilegal de um iate – apreendido em 2012 – e terá que pagar 600 mil euros (cerca de R$ 2 bilhões). A decisão complica a situação dos Leeds – Cellino já tinha investido 2 milhões de libras (em torno de R$ 7,6 milhões) no clube.
“O conselho da Football League fez uma reunião para avaliar a elegibilidade de Massimo Cellino. Levamos em consideração o que foi determinado pela Justiça italiana, e foi decidido unanimemente que a condenação de Cellino constitui motivo para a desclassificação diante do teste dos diretores e donos da Football League”, emitiu em nota a Football League.
Também em comunicado, o Leeds United tentou controlar os danos que a perda financeira vai trazer ao clube. “Estamos desapontados com a decisão tomada pela Football League. Mas continuaremos a conversar com a Football League e Eleonora Sport em busca de uma solução que favoreça todas as partes envolvidas”.