O desempenho ruim no segmento automotivo durante os últimos anos pode afastar a montadora Mazda do esporte. Segundo o site “The Japan Times”, especializado em notícias do Japão, a empresa cogita vender suas participações em times de beisebol e futebol.
A Mazda controla 34% do Hiroshima Carp, time que disputa a liga profissional de beisebol do Japão. A montadora é a única empresa do segmento que detém uma equipe na competição.
Além disso, a Mazda possui 22% das ações do Sanfrecce Hiroshima, time de futebol da elite japonesa, e estruturas como um hospital e um dormitório.
No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011, a Mazda teve queda de 12% no faturamento. Como os custos não diminuíram, a montadora está preocupada com a possibilidade de perder competitividade no futuro.
Só os custos administrativos da Mazda já representam 19% do que a empresa fatura, terceiro maior índice da indústria automotiva no Japão. A companhia estuda agora uma forma de reduzir despesas.
Em 2009, quando estava em situação parecida, a Mitsubishi vendeu um hospital em Okayama. O negócio movimentou 780 bilhões de ienes (R$ 17,6 bilhões).