A comunicação do McDonald’s no Brasil deve ter uma mudança drástica nas próximas semanas. A rede de restaurantes fast food prepara o lançamento da campanha de comunicação para os Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres.
A abertura do evento será realizada no dia 27 de julho. Até lá, a ideia do McDonald’s é dar foco total aos Jogos Olímpicos, que terão a rede como patrocinadora. Na última sexta-feira, a empresa anunciou renovação de contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) até 2020.
A primeira etapa do plano de comunicação para Londres-2012 será a comunicação de mídia. “Nas próximas duas ou três semanas, também vamos lançar concursos e ações relacionados ao evento”, completou David Grimberg, gerente de marketing esportivo da Arcos Dourados, que controla a marca McDonald’s na América Latina.
O planejamento da rede para os Jogos Olímpicos de 2012 explica um pouco o porquê de a renovação com o COI não ter efeitos imediatos no Brasil. O novo contrato inclui os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, mas o McDonald’s ainda tem outros projetos de grande porte antes de dar atenção a isso.
A rede ainda não definiu, por exemplo, se a renovação do contrato olímpico terá implicações no tamanho da equipe que a empresa mantém no Brasil. “Já temos uma linha mestra para Copa do Mundo, como número de pessoas e o que cada um vai fazer, mas essa é uma din”mica apenas para a Copa do Mundo. Sobre a Olimpíada, vamos esperar para ver como vão ser as coisas em Londres. O que é certo é que teremos o número necessário de pessoas para executar as tarefas”, completou Grimberg.
Depois de Londres, o McDonald’s vai intensificar no Brasil o planejamento para os Jogos do Rio de Janeiro. Mas também precisará dar atenção à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país – a rede é patrocinadora dos dois megaeventos.
“A chave das Olimpíadas vai virar para o Brasil tão logo termine Londres. O Brasil é o próximo, e por isso eles [matriz da companhia] vão ter uma atenção muito especial conosco. Desde julho de 2010, já existe um foco especial sobre nós no tema Copa”, finalizou o executivo da Arcos Dourados.