O Brasil voltará a ter um piloto brasileiro na Fórmula 1, pelo menos nos bastidores das corridas. A McLaren anunciou a contratação de Sérgio Sette Câmara, que passará a fazer parte do time na temporada 2019.
Em comum, a equipe de Fórmula 1 e o piloto têm o patrocínio da Petrobras. Segundo a comunicação de Sérgio Sette, no entanto, não há uma ligação direta entre as três partes; o piloto foi contratado pelo time, sem a dependência do aporte da companhia nacional.
Neste ano, Sérgio Sette fez a segunda temporada seguida na Fórmula 2, na equipe Carlin Motorsport. Nesse caso, houve aporte direto da Petrobras em sua participação, em projeto da empresa para levar pilotos do país à principal categoria do automobilismo mundial.
Na McLaren, Sérgio Sette fará parte do programa de jovens pilotos da equipe. Ele será chefiado pelo também brasileiro Gil de Ferran, que recentemente assumiu o cargo de diretor esportivo da McLaren.
A Petrobras mantém a marca principal no aporte à equipe. Já o piloto brasileiro conta com a marca de lubrificantes automotivos Lubrax. Além disso, empresas como Youse, BMG e MRV são patrocinadoras de Sérgio Sette.