A empresa de mídia espanhola Mediapro agiu rapidamente para assegurar o uso da marca VAR nos principais campeonatos da Europa. Pouco conhecida até então, a expressão, que significa Video Assistant Referee (Auxiliar de Árbitro de Vídeo, em tradução livre), viu sua fama aumentar exponencialmente com a disputa da Copa do Mundo da Rússia.
Já prevendo o “sucesso”, a Mediapro, por meio de seu CEO Jaume Roures, se antecipou. Segundo o jornal espanhol “La Información”, a empresa de mídia fez, no começo deste ano, o pedido para registrar os direitos de uso da expressão VAR na Europa, explorar sua tecnologia e, ainda, fechou acordo para implementar o sistema de arbitragem de vídeo nos campeonatos Espanhol, Português e Mexicano.
De acordo com a publicação, em 31 de maio, pouco antes do início da Copa, foi concedido o direito para uso exclusivo da marca pelos próximos dez anos para a empresa, que detém o direito de transmissão de diversos torneios pela Europa.
O registro foi feito através de dois banners. Um com a assinatura Mediapro no logotipo e outro sem ela. Ainda de acordo com o “La Información”, não houve nenhum tipo de oposição.
Vale ressaltar que, atualmente, existem pelo menos seis marcas registradas com o nome VAR, mas nenhuma delas tem a ver com atividades relacionadas à arbitragem de vídeo. Há uma empresa holandesa que usa esse acrônimo para uma marca de cereais matinais e outra marca norueguesa, cujos produtos lácteos também têm essa assinatura, por exemplo.
O VAR vem se tornando um dos grandes destaques da Copa do Mundo da Rússia, que já entrou para a história como a primeira a utilizar a arbitragem de vídeo. O sistema já foi utilizado por diversas vezes, interferindo de forma concreta em resultados de partidas importantes disputadas no Mundial.