O grupo de mídia espanhol Mediapro venceu o concurso público e ganhou os direitos de fornecer a tecnologia de arbitragem de vídeo (VAR) para as competições organizadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O contrato é válido para o restante da temporada 2018 e também a de 2019. Os valores não foram divulgados.
Pelo acordo, estão incluídas as competições já bastante conhecidas do público brasileiro: Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e também a Copa América, principal competição entre seleções do continente, que será disputada no Brasil em 2019.
Com a aquisição na América do Sul, a Mediapro cresce ainda mais no quesito VAR. Na próxima temporada, o grupo de mídia terá os direitos de fornecer a tecnologia para a LaLiga (campeonato espanhol), além dos campeonatos português, mexicano e dos Emirados Árabes Unidos.
Vale lembrar que, no início do mês, a empresa fez o registro da marca VAR para a Europa e terá uso exclusivo dela pelos próximos dez anos. O registro foi feito através de dois banners: um com a assinatura Mediapro no logotipo e outro sem ela.
Com o registro, a Mediapro será a única a oferecer serviços de transmissão de mensagens e imagens, vídeos por meio de redes digitais e serviços de comunicação por vídeo e para auxiliar na arbitragem de eventos esportivos para os países europeus.