Ex-ministro das Cidades, Márcio Fortes será o novo responsável pela Autoridade Pública Olímpica (APO). Ele foi convidado pela presidente Dilma Rousseff, que até já escreveu mensagem ao Senado sobre a indicação, e ficará com o cargo que foi oferecido anteriormente a Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central (BC).
Meirelles foi deslocado a um conselho gestor, que também terá como representantes o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e Eduardo Paes, prefeito da cidade. Na prática, a APO será subordinada a esse órgão.
“O combinado foi que o Meirelles fica num cargo superior, como o representante da Dilma. Existe um conselho, que vai aprovar assuntos de maior import”ncia, como orçamento e projetos. E, como numa empresa, tem o CEO, que faz o dia a dia e executa o que o conselho elabora”, disse Fortes à “Folha de S.Paulo” sobre sua nova função.
Fortes ainda será sabatinado pelo Senado. No entanto, tem um argumento muito importante a seu favor. Como foi ministro das Cidades, acompanhou detalhes das obras de preparação do país para os megaeventos.