Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Melhor Campanha Publicitária: Oscar na NBA, por Bud e ESPN

Ação que fez brasileiro ser homenageado e disputar um jogo pela liga de basquete foi a melhor da publicidade no esporte em 2017

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 04/01/2018, às 08h21 - Atualizado às 10h21

Imagem Melhor Campanha Publicitária: Oscar na NBA, por Bud e ESPN

Oscar Schmidt tem uma história peculiar no esporte: é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos do basquete mesmo sem ter jogado na NBA, a mais forte liga da modalidade. Nos anos 1980, houve convite, mas o status de profissional do torneio americano o tiraria dos Jogos Olímpicos pela seleção brasileira. E o atleta escolheu defender seu país. Em 2017, essa história virou um comercial da Budweiser.

A campanha foi idealizada pela marca de cerveja com a ESPN. O plano era realizar a “estreia” de Oscar na NBA, com o convite para o brasileiro atuar no NBA All-Star Celebrity Game 2017, o Jogo das Estrelas da liga americana. Oscar entrou na brincadeira. Fez até um vídeo de aquecimento, em que treinava cestas de três pontos para treinar para o grande evento.

A ESPN fez uma ampla cobertura do que chamou de “evento histórico”. A transmissão, apresentada pela Budweiser, mostrou Oscar em atuação com grandes nomes da NBA, em festa realizada em New Orleans. Em fevereiro de 2017, o brasileiro finalmente fez sua estreia pela liga americana; ele ficou 13 minutos em quadra.

A história foi transformada em comercial produzido pela agência África. A campanha, chamada “#DeixeQueDigam”, exalta o fato de Oscar ter priorizado a seleção brasileira. O paralelo é que a Budweiser mantém a mesma autenticidade para produzir a cerveja. O filme foi exibido em TV aberta e fechada, além da comunicação em mídia exterior e redes sociais.

A participação de Oscar na NBA acabou chamando atenção da grande mídia. Além da ESPN, que teve participação direta em toda campanha, a Globo e o Sportv cobriram a “estreia” do ex-jogador, com matérias sobre o All Star.

Além disso, a ESPN exibiu documentário sobre o ano em que Oscar participaria do draft, a escolha dos calouros da temporada. Foi a mesma de Michael Jordan.