Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Mesmo após escândalos, Tiger Woods mantém prestígio

Redação Publicado em 29/06/2010, às 18h00

Para a revista Forbes, o golfista Tiger Woods é a celebridade do esporte mais poderosa do mundo. Entre aqueles que não são atletas, apenas a apresentadora Oprah, a cantora Beyonce, o diretor de cinema James Cameron e a cantora Lady Gaga gozam de maior prestígio.

O ranking da revista americana considera celebridades atores e atrizes da televisão e do cinema, personalidades da TV, modelos, atletas, escritores, músicos e comediantes. A pontuação pondera ganhos relacionados ao entretenimento e a visibilidade na mídia, como jornais, sites e rádios. Neste ano, a Forbes incluiu também a presença em mídias sociais, precisamente o Twitter e o Facebook.

Tiger Woods foi a quinta celebridade do ranking, sendo o primeiro atleta. Ele recebeu US$ 105 milhões nos últimos 360 dias, sendo o sétimo mais bem pago. A boa colocação do golfista acontece mesmo após uma sucessão de esc"ndalos envolvendo a sua vida particular.

No final de 2009, suas aventuras amorosas fora do casamento se tornaram públicas, o que afastou alguns patrocinadores. Naquele ano, a própria Forbes o havia exaltado por ser o primeiro atleta a chegar a US$ 1 bilhão, mas, com o esc"ndalo, Accenture, AT&T e Pepsi resolveram romper o contrato com a estrela. O grosso de sua arrecadação, no entanto, permaneceu, com Nike, Eletronic Arts e Upper Deck.

Na lista de 100 mais poderosos da Forbes, Woods não é o único atleta. Kobe Briant, da NBA, é o segundo e o 14º da lista geral. O terceiro também é do basquete, mas já está aposentado das quadras: Michael Jordan, em 20º no ranking. David Beckham é o primeiro do futebol a aparecer, em 34º.