Pouco divulgado no Brasil, o beisebol é um dos esportes mais tradicionais na América do Norte. Enquanto ainda “engatinha” por aqui, a modalidade já está estabelecida como a segunda liga esportiva em relev”ncia nos Estados Unidos, atrás apenas do futebol americano. Realizado no último domingo, o clássico texano Astros v.s. Rangers marcou a estreia de mais uma temporada da MLB. E não é à toa que o campeonato chega à sua 109ª temporada com sucesso.
Em 2012, a liga teve receitas de US$ 7,5 bilhões. De acordo com o site “The Biz of Baseball”, a previsão para 2013 é que esse valor chegue a US$ 8,4 bi, o que representa um crescimento de 257% nos últimos 18 anos.
Somente em 2012, o valor de mercado médio das 30 equipes da liga cresceu 23%, chegando a US$ 744 milhões. Já a arrecadação bruta teve um aumento de 7% na média, passado para US$ 227 mi por franquia.
Todo esse esplendor financeiro se deve ao grande público fanático pelo esporte do bate. MLB detém o recorde de torneio esportivo com maior número de espectadores nos estádios, chegando a 74,9 milhões em uma só temporada.
Mas mesmo com um excelente público nos estádios, o beisebol já não têm se mostrado tão atrativo assim na televisão. A World Series, sequência de jogos onde os vencedores da National League e da American League se enfrentam para decidir o campeão geral do torneio, tem tido uma queda de audiência constante nos últimos oito anos.
A média de audiência da série do ano passado, entre San Francisco Giants e Texas Rangers, esteve na casa dos 12 milhões de espectadores. Isso representa apenas pouco mais do que 20% dos recordes da liga, atingidos na década de 1980. Enquanto isso, uma partida da temporada regular da National Football League (NFL), marca em média números acima dos 20 milhões de espectadores. O Super Bowl, final da NFL, disputada em jogo único, chegou a 108 milhões na edição deste ano.
A queda também é evidente nas partidas de temporada regular. Os jogos de sábado, transmitidos pela Fox, tem obtido uma média de 600 mil espectadores a menos a cada ano, enquanto os de domingo, que vão ao ar na ESPN, tiveram uma queda anual de cerca de um milhão de pessoas nos Estados Unidos.
Apesar da constante queda de audiência, os contratos com televisão são os principais responsáveis pelos recordes de arrecadação da liga. Recentemente, a MLB renovou o contrato nacional de direitos de transmissão com as emissoras Fox, TBS e ESPN para mais oito anos. O novo acordo, que entra em vigor em 2014, dará à liga um total de US$ 12,4 bilhões, representando uma distribuição de US$ 52 milhões para cada uma das 30 equipes a cada ano.
Além dos direitos nacionais, cada equipe ainda tem a possibilidade de negociar regionalmente. Recentemente, o Los Angeles Dodgers fechou um contrato de 25 anos com uma emissora da região, que pagará ao clube um valor estimado de mais de US$ 7 bilhões.
Dessa forma, apesar do decadente interesse público pelo esporte, as franquias da MLB se firmam como algumas das mais poderosas de todo o esporte. O New York Yankees, mais famoso time de beisebol do planeta, tem seu valor estipulado em mais de US$ 2,3 bilhões em 2013, 24% a mais que no ano passado.