No último domingo, o Corinthians fez uma partida para marcar seus torcedores. Com o primeiro gol de Adriano pelo clube, aos 43 minutos do segundo tempo, o time venceu de virada o Atlético Mineiro e se garantiu na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, a duas rodadas para o seu fim. Ainda assim, esse cenário de decisão não levantou a audiência em São Paulo.
Pela Rede Globo, a partida rendeu 18 pontos de média no horário, número inferior à sua média com o Campeonato Brasileiro deste ano na tarde de domingo. Já a Rede Bandeirantes teve alta, com oito pontos de média.
Com os domingos à tarde, a Globo tem conseguido uma média de 18,75 pontos com o Campeonato Brasileiro, enquanto a Bandeirantes tem marcado 6,5 pontos.
A explicação usualmente dada pelo Ibope para essas situações é que, quando as partidas começam a ser mais decisivas, as pessoas se reúnem para assisti-las, o que diminui o número de televisores ligados no evento.
No domingo anterior, por outro lado, a partida transmitida foi entre Grêmio e Palmeiras, o que não se tratava de uma decisão. O Ibope da partida, de 15 pontos, foi o pior já registrado neste ano pela Rede Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro.
O domingo à tarde não tem registrado grandes picos de audiência. Neste Campeonato Brasileiro, apenas duas partidas chegaram à marca de 22 pontos de média na Globo: Flamengo x Corinthians e Santos x São Paulo.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.