O Mundial de Clubes pode até ser da Fifa, mas quem “manda” no torneio é a Toyota. Principal patrocinadora da competição, a montadora japonesa colhe os louros de ter apostado na disputa intercontinental no passado para ser soberana no relacionamento com os fãs durante a disputa do Mundial.
Desde 1980 que a fabricante de automóveis promove o duelo entre o campeão europeu e o sul-americano. E, desde 2005, a Fifa é quem dá a chancela à competição, que agora reúne outros campeões continentais.
A mudança fez com que a disputa deixasse de ter o nome da Toyota, mas nem por isso a empresa perdeu sua força sobre a competição. Em toda a comunicação visual, a logomarca da montadora ocupa lugar de destaque. Além disso, a cidade de Toyota, onde fica a sede da empresa, foi incluída na lista de sedes dos jogos da competição.
O patrocínio ao Mundial também quebra uma regra dos patrocínios da Fifa. A Hyundai-Kia, que é parceira da entidade, não tem suas marcas associadas ao evento. Os demais parceiros oficiais da instituição são os outros apoiadores do torneio: Adidas, Visa, Emirates, Sony e Coca-Cola.
* O repórter viaja a convite da Toyota