A Microsoft fechou patrocínio com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Pelo acordo, a empresa irá fornecer os sistemas de software para apoiar a entidade na criação do portal oficial do evento.
O projeto faz parte de uma solução integrada de tecnologia para os Jogos do Rio desenvolvida e gerenciada pela Atos, parceira do COI (Comitê Olímpico Internacional). No projeto, também estão contemplados os sites do revezamento da tocha olímpica e da Paralimpíada.
A expectativa do comitê é que, durante a Olimpíada, o site atinja milhões de pageviews diárias. “Estamos falando de um evento com níveis elevados de audiência em todo o mundo. Portanto, é fundamental que cada usuário tenha acesso às informações da maneira mais conveniente e instantânea possível. Temos certeza de que o projeto que a Microsoft está desenvolvendo irá atender a essas expectativas”, afirmou Renato Ciuchini, diretor executivo comercial do Comitê Organizador Rio 2016.
A Microsoft foi escolhida como fornecedora após análise de aspectos técnicos, além da integração entre diferentes plataformas de navegação. “Ao reconhecer o tipo de dispositivo e a região de onde está sendo acessado, o site automaticamente vai selecionar o idioma e o modelo de tela mais adequado para a melhor experiência”, contou o executivo.
Segundo os organizadores, cerca de 40% do acesso ao conteúdo dos Jogos de Londres-2012 foi feito de tablets e smartphones. Para o Rio-2016, a expectativa é que esse número evolua para 60%.