A Fifa fechou nesta segunda-feira (24) o último patrocínio regional europeu para a Copa do Mundo da Rússia. O acordo é com a gigante russa do setor de mineração de diamantes Alrosa. A empresa é a quarta do país-sede do Mundial a fechar a parceria após o banco privado Alfa-Bank, a empresa de telecomunicação líder no segmento de banda larga e TV por assinatura no país Rostelecom e a companhia ferroviária Russian Railways.
Com o acerto, a entidade encerrou os patrocínios regionais europeus por ter atingido o máximo de quatro “vagas abertas”. A Ásia ainda tem três a serem preenchidas, enquanto América do Sul, América Central/América do Norte e África/Oriente Médio ainda não contam com nenhum aporte regional a menos de dois meses para a abertura do Mundial.
De acordo com o contrato, a Alrosa terá direitos de associação de marca para o mercado europeu e direitos promocionais nas mídias sociais. Além disso, a empresa também verá sua marca nas placas de LED em todos os estádios durante o torneio e poderá expor produtos em áreas selecionadas dos locais da Copa do Mundo.
“Com a Copa do Mundo da Fifa cada vez mais perto, estamos muito satisfeitos por ter outra parte interessada forte como a Alrosa a bordo. O torneio será uma celebração do futebol na Rússia e em todo o mundo. É também uma incrível plataforma de marketing internacional, atingindo bilhões de pessoas em todos os territórios do mundo”, declarou Philippe Le Floc’h, diretor comercial da Fifa.
De acordo com a entidade que comanda o futebol mundial, a Rússia ocupa o primeiro lugar em volume entre os países produtores de diamantes, tornando a Alrosa uma líder mundial. A gigante russa opera em toda a cadeia de produção (exploração, mineração, fabricação e venda) de diamantes.
Agora, a Fifa conta com 17 empresas ligadas diretamente à Copa do Mundo. Os patrocinadores da própria entidade são Adidas, Coca-Cola, Gazprom, Qatar Airways, Hyundai-Kia, Visa e o grupo chinês Wanda. Além deles, os apoiadores apenas do Mundial são Budweiser, McDonald’s, e os chineses Hisense, Mengniu e Vivo.
Por fim, cinco marcas fecharam acordos regionais: as quatro russas (Alfa-Bank, Alrosa, Rostelecom e Russian Railways) para o mercado europeu e a chinesa Yadea para o mercado asiático.