O Ministério do Esporte vai custear a criação de uma competição nacional de base no basquete brasileiro. Com financiamento da pasta, a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou nesta quinta-feira a criação de um torneio sub-21.
A competição será realizada entre os dias 23 de setembro e 2 de novembro. O Ministério do Esporte vai bancar as duas primeiras edições do evento.
Neste ano, o torneio será sediado em Brasília e São Sebastião do Paraíso (MG). A disputa contará com 16 equipes, que serão divididas inicialmente em dois grupos.
“Temos a Lei de Incentivo ao Esporte, mas não havíamos conseguido os recursos necessários para a realização do campeonato. Graças ao aporte financeiro do Ministério, esse sonho se tornou realidade”, disse Kouros Monadjemi, presidente da LNB.
“Embora a LNB não tenha a intenção de fazer o trabalho de formação de atletas, essa é a maneira que encontramos para colaborar com o desenvolvimento dos jogadores que representarão nosso País na Olimpíada de 2016”, completou o dirigente.