O Ministério Público do Rio Grande do Sul tomou a iniciativa para promover uma campanha de paz no clássico entre Grêmio e Internacional, que será realizado no próximo sábado, na Arena do Grêmio. Na quinta-feira, já foram divulgadas mensagens nas redes sociais das duas equipes, que aceitaram a iniciativa pública.
Chamada de “A torcida pode ser maior”, a campanha colocou mensagens de apoio à paz nos estádios. “Torcedor de verdade bate… palmas”, diz o anúncio nas redes gremistas. “Torcedor de verdade quebra… recorde de público”, diz o anúncio nas redes coloradas.
A promessa é que a campanha seja desdobrada nesta sexta-feira, quando o Ministério Público fará uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente a iniciativa. Durante a partida, será exibido um vídeo no telão do estádio com novas mensagens de paz para o clássico gaúcho.
“Queremos que crianças, idosos, mulheres, aqueles torcedores que não estão tão habituados a frequentar os estádios, especialmente em função dos atos de violência, possam ir ao estádio”, afirmou em nota o promotor de Justiça Márcio Bressani.
A campanha, com a colaboração dos dois times, se une a outras uniões vistas entre rivais neste ano para promover um clima mais amigável nas arenas. No último fim de semana, Corinthians e Palmeiras fizeram ações para exaltar o dérbi, inclusive com troca de mensagens nas redes sociais.
Em Curitiba, Atlético Paranaense e Coritiba se uniram para exibir o jogo pela internet e mostraram publicamente estarem juntos nos bastidores, mesmo com a rivalidade em campo.