O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, revelou que no governo federal fez um convite para ter um novo funcionário no grupo de trabalho voltado à Copa do Mundo de 2014, que terá o Brasil como sede. Eles querem contratar o ex-jogador Pelé para ser embaixador do projeto nacional.
O convite é uma aposta na repercussão internacional da imagem de Pelé. O ex-jogador venceu três edições da Copa do Mundo com a seleção brasileira, em 1958, 1962 e 1970, e é até hoje uma das personalidades mais conhecidas do mundo do futebol.
“O Pelé é um símbolo do Brasil, do futebol brasileiro, do Brasil vencedor, e acreditamos que é muito importante se chegássemos num entendimento para que pudesse ser uma espécie de embaixador do governo do Brasil no trabalho de promoção do país no mundo inteiro”, contou Silva Júnior em entrevista à “Folha de S.Paulo”.
A ideia ratifica uma aproximação entre Pelé, as autoridades do futebol nacional e o governo local. O convite foi feito há duas semanas, mas o ex-jogador ainda não respondeu se aceitará ocupar o cargo.
O curioso é que Pelé, em entrevistas recentes, fez duras críticas à preparação brasileira para a Copa do Mundo. Neste ano, em evento promovido pelo banco Santander, ele chegou a dizer que o país corria o risco de passar vergonha com os atrasos.