A Mizuno lançou no início do ano a tecnologia Gender Engineering para diferenciar homens e mulheres na produção de tênis para alta performance. Amparada em uma campanha ousada, que despiu os triatletas Ariane Monticeli e Fábio Carvalho, a estratégia trouxe resultados para a marca em termos de vendas. Há três anos, a proporção de homens e mulheres que compravam os tênis da marca era de 80% para 20%. Em setembro de 2009, essa diferença diminuiu para 60%- 40%. ?Esse é um resultado bem bacana, que mostra o crescimento da mulher no esporte. A partir disso, vamos manter a tendência de diversificar homens e mulheres no desenvolvimento de futuras tecnologias?, afirma Leandro Moraes, gerente de calçados da Mizuno. Segundo o executivo, a principal diferença de ?gênero? dos calçados está no solado. Estudos realizados na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos mostraram que as mulheres, por ter pés menores, precisavam de mais flexibilidade no tênis. Além disso, a pelve maior faz com que as passadas sejam mais rápidas do que as dos homens, provocando mais impacto nos joelhos e nas costas. Com esses dados em mãos, a Mizuno criou um solado com diferenças no calcanhar e canais na sola para deixar a pisada mais suave. ?[Separar os tênis]Era uma necessidade. Nesse boom de corrida que nós observamos nos últimos anos, o principal crescimento é o do público feminino?, completa Moraes. A divulgação da tecnologia está sendo feita em campanhas na internet e por meio das assessorias esportivas e da Oxigênio TV.