A liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB) pretende ampliar de oito para dez o número de times que disputam os playoffs a cada temporada. A extensão está definida desde o ano passado, mas ainda há uma série de arestas a serem dirimidas antes de o novo modelo ser instituído. Nesta semana, por exemplo, houve uma reunião pouco conclusiva sobre os impactos da alteração.
O aumento do número de classificados foi resolvido no ano passado, durante as discussões sobre um novo contrato-base de trabalho para a liga. Inicialmente, a ideia era instituir os playoffs ampliados a partir de 2013.
A mudança já tem avais da liga e dos atletas, e o modelo esportivo está pronto. Cada conferência teria um jogo eliminatório a mais, e os times de melhor campanha na fase de classificação entrariam diretamente na fase seguinte.
Ainda há dúvidas, contudo, sobre datas, custos e acordos de mídia para esses jogos a mais. A MLB já vem estudando há dois anos os impactos de uma mudança no formato dos playoffs.