A despeito de ter menos público e um número menor de patrocinadores, a liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB) espera que 2010 seja o melhor ano da história da competição em termos financeiros. A projeção dos organizadores é que a receita bruta atinja US$ 7 bilhões neste ano.
O valor ratifica um incremento de receita do torneio nos últimos anos, a despeito da crise financeira internacional. O faturamento bruto ficou na casa dos US$ 6,5 milhões em 2008 e subiu para US$ 6,6 bilhões no ano seguinte.
O mais curioso é que o crescimento de receita da liga não condiz com o volume de adeptos nas arquibancadas. A temporada regular de 2010, por exemplo, tem uma média de público 0,6% menor do que o ano anterior.
Desde que a crise financeira eclodiu, o número de patrocinadores da MLB também diminuiu. O que puxa a receita para cima, portanto, é que empresas de setores como o automobilístico e o financeiro passaram a investir mais na competição.
Além disso, a receita foi potencializada por incrementos no faturamento da liga na negociação de seus direitos televisivos.