A MLS anunciou a incorporação de nove equipes a partir de 2020. Com isso, a principal liga de futebol dos Estados Unidos alcançará um total de 26 franquias. O nome e o lugar dos novos times serão divulgados entre março e setembro de 2017. Para entrar na competição, cada clube irá pagar US$ 150 milhões.
Segundo Don Garber, comissário da MLS, após 2017 serão adicionadas mais duas franquias. “Há um grande interesse no futebol profissional nos Estados Unidos e Canadá. Muitos grupos potenciais de proprietários nos têm contactado e numerosas prefeituras têm manifestado desejo de ter uma equipe da MLS em sua cidade. Esperamos com interesse revisar as aplicações de expansão nos próximos meses e levar a cabo reuniões formais com possíveis proprietários de novas equipes”, afirmou o dirigente.
Entre as cidades onde há interesse estão Charlotte, Cincinnati, Detroit, Nashville, Raleigh-Durham, Sacramento, San Luis, San Antonio, San Diego e Tampa-St. Petersburg
O crescimento da MLS tem sido acelerado nos últimos anos, já que entre 2015 e 2018 haverá a estreia de cinco clubes: Orlando City, New York City, Atlanta United, Minnesota United e Los Angeles FC. Além disso, há conversas para que Miami seja incorporada nos próximos anos. Antes, entre 1998 e 2012, a liga ganhou 11 times.
As cidades que desejam ter um time na MLS devem apresentar propostas até 31 de janeiro e terão que se estruturar em três setores: capital financeiro, construção de estádio e plano de negócio corporativo, com detalhes como patrocinador máster, vinculação com a comunidade local e projeção de venda de ingressos.
A MLS afirma que são necessários três aspectos prioritários para isso: a existência de um grupo investidor local, existência de um mercado com interesse em futebol e outros esportes, que seja atraente aos patrocinadores e emissoras de TV, e o projeto de um estádio que seja chamativo para o público.
O comitê de expansão da MLS é composto por representantes de cinco clubes: Jonathan Kraft (New England Revolution), Andrew Hauptman (Chicago Fire), Anthony Precourt (Columbus Crew), Phil Rawlins (Orlando City) e Jay Sugarman (Philadelphia Union).