O Movimento por um Futebol Melhor promoveu encontro de executivos de marketing de mais de 20 clubes brasileiros na última sexta-feira para o “Marketing Meeting do Futebol Brasileiro”. O foco do evento, realizado pela Brahma, foi a troca de experiências para aprimorar os programas de sócios-torcedores.
“É um debate importante para extrair o melhor de programas e ativações com os torcedores. Não são todos os clubes que exploram isso. O Fluminense pretende usar muito mais”, afirmou Marcone Barbosa, diretor de marketing do clube carioca, que cedeu sua sede para o encontro.
O evento começou com uma apresentação de Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev, que apresentou os números do MFM. Em seguida, a agência Octagon, gestora da reunião, levou aos convidados inspirações para trabalhar as marcas dos times de futebol com os torcedores. Os participantes executaram ainda a parte prática com uma dinâmica de grupo, proposta por Sylvio Maia, criador do projeto CEO’s Do Futebol.
“O Movimento por um Futebol Melhor é um grande caminho para os clubes brasileiros. Por isso, nós, dos departamentos de marketing de cada equipe, decidimos nos encontrar para debater ideias. Estamos muito satisfeitos com esse intercâmbio”, comentou Bernardo Mota, gerente sócio do futebol do Cruzeiro.
O MFM fechou 2015 com quase 1,1 milhão de associados em 67 clubes. Esse grupo gerou uma receita estimada de R$ 400 milhões aos times. Em três anos, o movimento contribuiu para o aumento de 650 mil novos sócios-torcedores para o futebol brasileiros. Desde 2013, o MFM registra um crescimento de 600% no número de associados.