Em 2009, quando o piloto Rodrigo Sperafico procurou o laboratório Prati-Donaduzzi para oferecer a possibilidade de a empresa patrocinar seu carro na Copa Caixa Stock Car, ouviu que a competição não era condizente com a estratégia da companhia naquele momento. Dois anos depois, o momento mudou. Em busca de aprendizado e exposição, a marca aparece no bólido 19 da principal disputa automobilística do Brasil.
A Prati-Donaduzzi surgiu como uma fabricante de medicamentos em Recife (PE), na década de 1980, mas se consolidou em Toledo (PR). Durante muitos anos, a empresa focou o abastecimento hospitalar e os órgãos públicos. A aposta na Stock, portanto, reflete uma mudança nesse posicionamento.
Neste ano, a meta da Prati-Donaduzzi é tornar seus produtos mais populares nas farmácias. A empresa definiu a Stock como plataforma para conversar com clientes e com os próprios farmacêuticos.
“Percebemos que os consumidores e as farmácias dão mais credibilidade para quem está na Stock. Criou-se uma cultura, e aproveitamos esse gancho para mostrar que estamos no mesmo patamar de outras empresas que investem na categoria”, explicou Gustavo Prati, gerente de marketing da empresa.
A presença de rivais do segmento farmacêutico foi ressaltada por Prati como um fator preponderante na definição da Stock como plataforma. Sperafico, por sua vez, foi escolhido pela relação que já havia estabelecido com a empresa e por ser um representante da cidade em que a companhia está sediada.
Contudo, o primeiro ano da Prati-Donaduzzi na Stock é que vai dizer se esse é realmente o melhor caminho. A empresa vai usar a atual temporada para medir o retorno externo (mídia) e interno (clientes e funcionários). Isso balizará o planejamento para as temporadas seguintes.
“Estamos aprendendo, e vamos continuar aprendendo durante todo o ano. A intenção é ter um investimento maior nos próximos anos, e conhecer pilotos e equipes que podem nos ajudar a comunicar”, completou Prati.
A empresa não divulga o valor investido no carro de Sperafico, mas diz que o montante está “na média do custo dos outros veículos da Stock”. Além disso, o reposicionamento de marca da Prati-Donaduzzi motivará investimento em revistas distribuídas em farmácias.