O Museu do Futebol completará 10 anos no próximo dia 29 de setembro. Para comemorar a data, uma exposição focada nas grandes rivalidades estaduais do futebol brasileiro será aberta de forma temporária e promete levar aos visitantes as emoções dos clássicos com objetos do cotidiano e instalações audiovisuais.
Batizada de “Clássico é Clássico e vice-versa”, a exposição tem curadoria da equipe de conteúdo do Museu do Futebol e consultoria do jornalista, pesquisador e comentarista da ESPN Celso Unzelte. O patrocínio é do Grupo Globo, com apoio da TV Globo e do SporTV.
A mostra tem como foco principal a emoção dos torcedores em um clássico: ver o próprio time em campo contra um rival torna o evento especial e alimenta a história dos clubes. Clássicos ganham apelidos, geram tensões dentro e fora do campo, inspiram músicas, consagram ou desgraçam jogadores, árbitros e técnicos. Um dia de clássico mexe com o cotidiano de todos, do mais fanático aos que são obrigados a circular no entorno dos estádios. Este é, inclusive, o tema do primeiro módulo que abre a mostra: “Majestosa, a rua do clássico”, uma instalação inédita do artista multimídia Tadeu Jungle, que apresenta o clima pré-jogo do confronto entre São Paulo e Corinthians com imagens feitas entre 1984 e 2017.
Na sequência, o visitante pode seguir até o campo do Estádio do Pacaembu por meio do túnel original presente na sala de exposições do Museu, que era um antigo vestiário. A travessia é permeada por cantos de torcidas que fazem referência aos seus rivais, e o visitante é quem escolhe qual música quer ouvir.
Retornando à sala, há mais quatro instalações: um vídeo que discute os sentidos de um clássico no futebol, repleto de imagens cedidas pelo Arquivo Globo, com lances históricos e recentes de jogos clássicos de todo o Brasil. O roteiro é assinado pelo escritor José Roberto Torero, com direção de Tadeu Jungle. Uma grande vitrine exibirá diversos objetos, como peças históricas de colecionadores, clubes, torcidas e torcedores, junto de itens de uso cotidiano e doméstico.
Além de tudo isso, um almanaque digital traz fichas de cada um dos 45 clássicos representados na mostra. O visitante, no entanto, só consegue acessar os dados do seu clube preferido em relação a um rival. Dados como nome, recordes, cidades e número de títulos ganhos podem ser consultados, sempre com fotos e vídeos. Por fim, o visitante pode descobrir que clássico que é clássico recebe um nome. Os mais curiosos do país estão representados na exposição.
“Ao voltar seu foco para a realidade local, o Museu do Futebol criou uma narrativa em que a rivalidade é também um reconhecimento de grandeza do outro. A exposição ‘Clássico é Clássico e vice-versa’ tem a preocupação de nunca mostrar um time sem dar espaço a seu adversário. Assim como acontece na ficção, a riqueza das histórias dos times brasileiros também reside em seus antagonistas”, explicou Eric Klug, diretor executivo da IDBrasil, organização social responsável pela gestão do Museu do Futebol.
A inauguração da mostra coincide com a data em que o Museu do Futebol celebrará seu décimo aniversário. Além da nova exposição, o dia 29 de setembro será especial, com uma Feira de Livros de Futebol e a abertura do 9º Cinefoot, festival de cinema especializado em futebol. A programação completa está disponível no site oficial.
“O Museu do Futebol foi o segundo museu criado pela Fundação Roberto Marinho como parte de uma nova tipologia de museus, a dos museus experienciais, que permitem ao visitante mergulhar num determinado universo: neste caso, o do futebol. Ao concebê-lo, no simbólico espaço do Estádio do Pacaembu, conduzimos o visitante a um passeio pela história do povo brasileiro, revelando como o futebol ajudou a formar a identidade brasileira e também como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. É gratificante ver como, nestes dez anos, este museu se consolidou como espaço de diálogo e aprendizados entre seus diversos públicos, incluindo professores e estudantes, e hoje é um dos mais visitados do País”, afirmou Hugo Barreto, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.
A exposição “Clássico é Clássico e vice-versa” estará no Museu do Futebol de 29 de setembro a 3 de fevereiro de 2019. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de terça a domingo, com as bilheterias operando até as 17h.