Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Na audiência, dérbi paulista mostra diferença para jogos dos Estaduais

Enquanto Palmeiras e Corinthians tiveram alta, Fluminense ficou com Ibope baixo no RJ

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 09/02/2015, às 16h41

Imagem Na audiência, dérbi paulista mostra diferença para jogos dos Estaduais

De um lado, em São Paulo, um aguardado clássico entre Palmeiras e Corinthians. De outro, mais um jogo comum do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Bangu. A audiência do futebol do último fim de semana deixou claro como o Campeonato Estadual por si só atrai pouco, mas uma partida com vários ingredientes naturalmente chama mais a atenção do torcedor.

Em São Paulo, o Palmeiras recebeu o Corinthians no Allianz Parque pela primeira vez. Em campo, uma série de pequenas disputas: contratação do Dudu, jejum de vitória alviverde, direito à torcida visitante e até time misto por parte corintiana. No Ibope, o resultado foi de 27 pontos em geral, sendo 21 para a Globo e seis para a Band.

O resultado coloca a partida como uma das melhores em audiência nos últimos meses. Ela iguala, por exemplo, o melhor resultado do Campeonato Brasileiro, quando Corinthians e São Paulo também chegaram aos 27 pontos de média.

No Rio de Janeiro, o cenário não era o mesmo. Após protestos do Fluminense contra a federação de futebol do Rio de Janeiro, o time voltou ao Maracanã, mas para enfrentar o Bangu, time que hoje não disputa nem a Série D do Campeonato Brasileiro. O resultado foi de 13 pontos para a Globo e apenas um para a Band.

Em comparação, apenas duas partidas do Campeonato Brasileiro de 2014 tiveram pontuação tão ruim. E, em ambas, foi o rebaixado Botafogo que estava em campo. No último Campeonato Carioca, apenas três partidas tiveram audiência tão baixa.

Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.