O Instituto Kantar Ibope divulgou na quinta-feira um consolidado das audiências televisivas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro dentro das principais metrópoles do país, com um universo representado de 68 milhões de brasileiros. E quem imaginava o domínio do futebol acertou apenas parcialmente.
Isso porque o evento mais assistido do Rio 2016 foi a cerimônia de abertura, e não a final do futebol que consagrou Neymar e companhia. Foram 28 milhões de brasileiros que ficaram, em média, 45 minutos diante da televisão para assistir à festa que abriu os Jogos. Já os times do Brasil e da Alemanha foram acompanhados por 25,7 milhões de telespectadores, o segundo evento mais assistido.
O futebol, por outro lado, não perdeu para nenhum esporte. Entre as modalidades mais assistidas, a mais popular do Brasil ficou no topo. O vôlei, o segundo na preferência, ficou também em segundo na lista, mas na modalidade de praia. O de quadra perdeu para a ginástica, mas superou o judô, quinto no levantamento.
Dos dez eventos mais assistidos dos Jogos Olímpicos, seis eram de futebol, entre o masculino e o feminino. Mas em terceiro lugar da lista, atrás de Brasil x Alemanha, houve mais uma festa do Rio 2016: a cerimônia de encerramento foi assistida por 24,2 milhões de brasileiros.
No total, 63,4 milhões de pessoas estiveram em frente à televisão para assistir pelo menos um minuto de Jogos Olímpicos. O número é mais de 90% do universo estudado.
Uma das emissoras que celebrou a alta audiência foi o Sportv, que disponibilizou 16 canais para os Jogos. A empresa calcula ter alcançado 38 milhões de pessoas, mais do que a soma de seus três concorrentes diretos, a Espn, a Fox e a Bandsports.