A vitória do River Plate por 1 a 0 sobre o Chacarita Juniors, na última terça-feira, repetiu na Argentina um fenômeno visto recentemente no futebol brasileiro. Rebaixado à segunda divisão nacional, o tradicional time de Buenos Aires cresceu em apelo de mídia. Em sua estreia na competição de acesso, bateu o recorde de audiência televisiva do ano para o esporte no país sul-americano.
Transmitido ao vivo, o primeiro jogo do River na segunda divisão gerou 22,5 pontos de audiência. Como base de comparação, o Boca Juniors havia enfrentado o Unión Santa Fé na segunda-feira, em partida válida pela elite nacional, e teve apenas 15,7 pontos.
Em 2011, nenhuma atração esportiva havia atingido na Argentina a audiência obtida pelo jogo do River Plate. Entre todos os programas, o jogo perdeu apenas para o programa Showmatch, que atingiu 24,8 pontos.
A Associação do Futebol Argentino (AFA) chegou a cogitar uma mudança no regulamento do campeonato local, que passaria a ter 38 equipes na primeira divisão, para evitar que clubes grandes fossem rebaixados. A ideia pretendia “salvar” o River Plate e proteger outras equipes tradicionais, mas foi abandonada após repercussão negativa.