Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Na TV, SP e RJ têm desempenhos opostos no Campeonato Brasileiro de 2014

Cariocas ficaram sem o Vasco, enquanto paulistas tiveram o retorno do Palmeiras

Duda Lopes - São Paulo (SP) Publicado em 09/12/2014, às 10h58 - Atualizado às 12h58

Imagem Na TV, SP e RJ têm desempenhos opostos no Campeonato Brasileiro de 2014

O Campeonato Brasileiro teve menos audiência no Rio de Janeiro em 2014 e mais em São Paulo, em comparação com o torneio de 2013. E o motivo está na diferença de ter times grandes na competição.

Os dois anos foram fracos para o futebol carioca, mas, em 2013, houve uma diferença: Flamengo, Fluminense e Vasco lutaram até o fim contra o rebaixamento, o que elevou o interesse dos torcedores.

Neste ano, houve outra desvantagem, com a ausência do Vasco. Ainda assim, os números do clube não foram bons em 2013. Entre as dez melhores audiências, apenas uma envolvia o Vasco. Entre as dez piores, o time estava presente em cinco, fruto do mau momento vivido. O Botafogo teve situação muita parecida neste ano.

Em média, o Campeonato Brasileiro teve 20 pontos de média no Rio de Janeiro, contra 23 em 2013. A diferença é ainda maior porque, neste ano, o Ibope aumentou o número de domicílios por ponto, passando de 38.621 para 39.660.

Os picos também foram menores neste ano. Em três oportunidades, o número chegou a 27 pontos, sempre com o Flamengo em campo. Em 2013, foram 29 pontos em 11 oportunidades.

Por outro lado, São Paulo viveu um ano melhor na audiência. Um dos responsáveis por isso foi o Palmeiras, que retornou à Série A em 2014. A primeira partida contra o Corinthians, por exemplo, foi o segundo maior Ibope do torneio, atrás apenas de Corinthians e São Paulo. Ainda assim, o time teve apenas cinco partidas transmitidas.

Em 2014, foram 22 pontos de média na capital paulista, contra 20 em 2013. E, assim, como aconteceu no Rio de Janeiro, o número de domicílios por ponto também cresceu. Eram 61.900, contra 65.201 neste ano.

Em comum nas duas cidades, está a preferência da Globo, que detém os direitos de transmissão, pelos dois clubes mais populares. Foram 19 jogos do Corinthians em São Paulo e 17 jogos do Flamengo no Rio de Janeiro. E a alta seguiu a escolha. No top 10 de cada cidade, o Corinthians esteve presente em sete jogos para São Paulo e o Flamengo presente em nove para o Rio de Janeiro. 

O melhor do Rio de Janeiro: 27 pontos

Flamengo x Fluminense

São Paulo x Flamengo

Figueirense x Flamengo

O pior do Rio de Janeiro: 12 pontos

Atlético-PR x Botafogo

O melhor de São Paulo: 27 pontos

Corinthians x São Paulo

O pior de São Paulo: 16 pontos

Corinthians x Criciúma