Principal competição do automobilismo americano, a Nascar está em busca de US$ 1 billhão por um contrato de dez anos de patrocínio da Sprint Cup Series, divisão maior da categoria.
De acordo com o semanário americano Sports Business Journal, a Nascar tem levado ao mercado a proposta bilionária, que valeria apenas a partir de 2016, quando se encerram os 13 anos de contrato da Sprint, atual detentora do patrocínio principal.
O valor representa um aumento de 33% no patrocínio da categoria, atualmente na casa dos US$ 75 milhões ao ano. Se for fechado, será o maior contrato de patrocínio do esporte nos EUA.
Especialistas do mercado americano de patrocínio dizem que a Nascar deverá ter dificuldades para achar um patrocinador nos mesmos moldes da Nextel/Sprint (as empresas se fundiram, sendo que o acordo inicial da Nascar era com a Nextel). A saída seria buscar uma empresa que não é líder de mercado que esteja disposta a pagar esse montante para ganhar mercado a partir da associação com a Nascar.
“As marcas relevantes e autênticas estão dentro dos setores de tecnologia, seguros e varejo on-line. São marcas que poderiam alavancar sua propriedade por meio da Nascar como um divisor de águas”, afirmou Brian Corcoran, ex-executivo da Nascar que foi responsável pelo acordo firmado com a Nextel em 2004.
De acordo com o Sport Business Journal, a proposta da Nascar é de que metade do valor investidoseja usado para ações de ativação desse patrocínio. Isso significaria cerca de US$ 50 milhões ao ano para as ativações.
O modelo é similar ao que ocorre em outras ligas esportivas dos EUA. Com ele, o patrocinador é obrigado a ajudar a promover a categoria e, da mesma forma, consegue mostrar associação com o seu patrocinado.